quarta-feira, 10 de junho de 2015

DE DEUS UM CANTADOR: JOÃO CRUZ


Parentes a amigos  de João Cruz, um dos maiores cantadores de Bumba-Meu-Boi do Maranhão lamentam o seu falecimento ocorrido nesta Terça-Feira. Eles estava hospitalizado no Hospital Socorrão II em São Luis, teve morte encefálica (Trauma e cranioendefálico) foram as causas. 
Havia suspeita, segundo familiares que acompanharam sua internação na capital, de que o mesmo sofrera  um ataque covarde, o que ocasionou vários traumas com fraturas no crânio (Não confirmado). João Cruz estava internado na UTI desde o dia 26 de maio e desde então não apresentou melhoras, respirando apenas com ajuda de aparelhos. 
Entenda: Informações mais recentes esclarecem: [...] que o senhor João Cruz veio a falecer devido um AVC, como consta no laudo do IML, não devido as fraturas ja informado em laudo do Medico do Socorrão 2. A fratura que ele teve na cabeça não foi o motivo da sua morte e sim o AVC.
O corpo do cantador será velado na residência de seu irmão Ribamar no campo agrícola e o sepultamento será quinta-feira às 16 horas. 

 Vida:
Homem reservado, de vida simples, sem apego a nada ou bens materiais, seu amor era a cultura...
João Cruz era dono de um Trimble de voz inconfundível, em soronidade e harmonia, que assemelhava-se ao cantador Coxinho, mais João Cruz tinha um estilo próprio de interpretar e compor suas toadas e samba também,  interpretava o hino da folclore maranhense como ninguém, o "Urrou do Boi". Fez parte de vários blocos e escolas de samba da região, como a Vila Sorriso. Foi um dos cantadores fundadores do Boi do Engenho, atualmente fazia parte do Boi Milagroso. E tinha centenas de toadas, muitas serão ouvidas neste São João, que por ironia do destino, se despede na época da festança.
Ele deixa filhos, netos e uma familia saudosa. 


João e seu Riba era amigos inseparáveis

"Eu disse que eu ia parar de cantar/ mas meu São João não deixou/ oh minha mãe pediu chorando/ oh meu filho por favor/ não abandone a boiada, ela foi uma herança/ que teu pai morreu e deixou..."
.....................................................................................................
Parentes que estiveram acompanhando de perto o drama de João Cruz se manifestaram pelas redes sociais:
RILDO
“Após uma notícia boa ontem sobre meu TCC, hoje recebo a notícia da morte encefálica de meu tio avó João Serejo Cruz q por várias vezes levou alegria p cidade de Pindaré-Mirim com suas entoadas de bumba-meu-boi. Quero ressaltar que o mesmo sofreu,de forma convarde, vários traumas q ocasionou múltiplas fraturas no crânio após ser agredido por alguém que logo será descoberto. Sentimento de revolta, e espero resposta da justiça pindareense”.
GILVAN
Veio a falecer na manha desta terça feira, o senhor João Serejo Cruz, mais conhecido como João Cruz, só para deixar mais claro segundo Laudo medico ele sofreu.... algumas Pauladas. Mais detalhes após Laudo do IML.
ISAURA
Espero que a justiça seja feita,que a covardia seja banida ,que nao haja impunidade ,para aqueles que cometem latrocinio a idosos ou qualquer pessoa indefesa. que Pindare nao seja palco de crimes sem castigo. meu tio Joao Cruz nao será mais uma vitima....esperamos justiça.
COSME SAT
"Minha relação com o tio João era mais no campo da cultura com grande veia artistica que possuia, tanto para o samba como no Bumba-meu-Boi ou no artesanato, essa era sua vida. Coversávamos sobre suas composições, seus projetos culturais, tanto no programa de Rádio que eu fazia, onde ele se apresentava, como no blog ou nas Conferencias e Fóruns, quando participávamos juntos, o ultimo foi o Fórum de Cultura em Santa Inês, quando cantou diante das autoridades da cultura do Maranhão. Falamos sobre a temporada junina 2015. Ele estava disposto para cantar nos arraiais do Maranhão, ele amava a boiada de Pindaré... É lamentável sua perda. Agora é orar a Deus para que repouse em Paz! "

SEU RIBA, como é conhecido, seu irmão de todas as horas: “Hoje perco um grande irmão, a cultura fica mais pobre”
Amigos que acompanharam sua carreira:
DENES
“O Pindaré e a cultura maranhense estão de luto. Morreu João Cruz. A morte de um dos maiores cantadores de Bumba-Meu-Boi do estado foi confirmada por volta das 14:00h de hoje pela equipe médica do Hospital Socorrão 2 em São Luis.”
KELSON CAMPOS
“Saudades meu amigo João Cruz. Que Deus o tenha..."
No inicio da tarde desta terça – feira (09) faleceu um dos maiores cantadores de toadas do Maranhão, João Cruz no Socorrão em São Luís. João Cruz estava internado na UTI desde o dia 26 de maio e desde então não apresentou melhoras, respirando apenas com ajuda de aparelhos. Ele foi encontrado desmaiado por familiares.”
RIBA SECRETÁRIO DE CULTURA: “ é uma grande perda para a cultura, cancelamos o Fórum que seria hoje, mais o próximo será em sua homenagem”
JUNIOR ESTRELA:
E o Boi Milagroso era sua diversão.
Era feliz o ano inteiro. Cantava boi pra S. João.

Perdemos Vavá! Perdemos João!
Mas, o Boi Milagroso continuará encantado e abrilhantando os festejos do nosso Senhor S. João.
Vá com Deus João Cruz. Vc será o nosso eterno cantador.
PROFESSOR DAVÁ MORAES:
Lamentamos profundamente o falecimento do amigo e mestre da cultura popular de Pindaré-Mirim João da Cruz . Já participamos com o mestre de várias mesas de debate e eventos sobre a cultura afro-brasileira e estivemos conversando recentemente na praça de Pindaré-Mirim, ocasião em que externou toda alegria e ansiedade com o início dos festejos juninos . Nossa solidariedade a família ! Viva o bumba-meu-boi ! Viva a cultura popular do Maranhão !
JOJÓ FERSAN

Outra grande perda para a cultura do Maranhão!
João Cruz foi cantar toadas no céu, engrossando o batalhão de São João! Pindaré fica órfão de um dos seus grandes mestres da cultura popular enquanto o poder público nada faz em benefício da sua fonte cultural. falei!

REALIZADA A PESQUISA PARA CONSTRUÇÃO DO INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA DE PINDARÉ

  Este inventário sobre a oferta turística no município faz parte do Plano de Ação do Departamento Municipal de Turismo.   A Equipe/Grupo d...