O Curso de meio ambiente fará parte da grade em 2018
O Governo do Estado, por meio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), lançou na última sexta-feira (22) para processo seletivo público que visa preencher 1.160 vagas destinadas aos cursos técnicos de ensino médio integral e integrado à educação profissionalizante das unidades plenas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).
As vagas são destinadas para estudantes que desejam iniciar o primeiro ano do ensino médio nas sete unidades plenas do Instituto em Axixá, Coroatá, São José de Ribamar, Timon, São Luís, Bacabeira e Pindaré Mirim.
O edital foi assinado durante a programação de certificação dos alunos que participaram do projeto “Iema nas Comunidades”, no polo Coroadinho, em São Luís.
“Essa assinatura foi para frisar que esse aluno egresso da escola pública é prioridade no Iema e tem a reserva de 80% dessas vagas. O objetivo foi simbolicamente sublinhar essa prioridade e apresentar para todos os jovens estudantes que estão concluindo o nono ano do ensino fundamental a possibilidade de ingressar no Iema pelo seu bom desempenho em língua portuguesa e matemática”, explicou o reitor do Instituto, Jhonatan Almada.
O edital de seleção está disponível no site do Iema no endereço www.iema.ma.gov.br. As inscrições iniciam na próxima sexta-feira (29).
Os cursos terão duração mínima de três anos e, ao término, o aluno terá concluído o ensino médio, bem como obtido habilitação técnica profissional. Podem concorrer às vagas candidatos que já concluíram ou estão cursando no ato da inscrição, com no mínimo 75% de aproveitamento, em 2017, o 9º ano do ensino fundamental em estabelecimento de ensino devidamente legalizado e tenham idade mínima de 14 anos e máxima de 17 anos completados até o dia 25 de maio de 2018, conforme Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996. Os candidatos deverão ter total disponibilidade de 2ª a 6ª feira para jornada escolar de tempo integral, das 7h30 às 17h.
Do total de vagas, 15% serão destinadas aos candidatos classificados em ampla concorrência por cursos. Para essas vagas poderão se inscrever candidatos oriundos de escolas públicas, bem como de instituições privadas, comunitárias confessionais e filantrópicas. Aos egressos de escola pública serão disponibilizadas 80% vagas por curso.
Os candidatos interessados em concorrer às vagas destinadas aos egressos de escola pública deverão ter concluído o ensino fundamental em escola pública. Serão destinadas 5% das vagas a pessoas com deficiência.
(Informações do site do Iema)