“Pais e filhos que se reúnem
diariamente ao redor da mesa têm muito a ganhar em vínculo afetivo e
desenvolvimento pessoal.”
A gestora Pedagógica Ellen Kelly Lima e a Psicopedagoga Eunice Alves coordenam
o projeto e tem obtido grandes resultados com a metodologia que aplicam, neste
encontro utilizaram a mesa com alimentos que foram preparados e partilhados com
a intenção de ensinar pedagogicamente os pais e alunos presentes ao 3º Encontro
no dia 19 de setembro às 15hs. no Instituto.
A relação do instituto com os pais de alunos faz parte da metologia de ensino integrada do Iema.
Descrição: São momentos
formativos com pais ou responsáveis que surgiu da necessidade de aproximar a família
da escola e também auxiliar na relação família X estudante e, tem como objetivo
formar estudantes mais autônomos, com elevada autoestima e seguros quanto ao
seu projeto de vida, pressupondo que o apoio e o acompanhamento da família sobre a vida acadêmica do aluno, impacta
no seu rendimento.
É organizada, através de uma
ficha de inscrição os pais se comprometem a participar de encontros mensais em
formato de palestras e oficinas que oportunizam o estudo, a reflexão e a tomada
de decisões que impactam no estudante. Os recursos materiais utilizados são
salas temáticas, material de oficina, pasta individual com as tarefas para casa.
Resultados e suas evidencias: Espera-se que os estudantes com maiores problemas
familiares sejam melhor percebidos por seus parentes e mais acolhidos no seio
familiar reduzindo dessa forma a defasagem na aprendizagem. Como impacto,
espera-se relacionamento familiar mais favorável à aprendizagem do aluno. Redução
do isolamento e da depressão juvenil. Aumento da confiança nos pais ou
responsáveis pelos estudantes.
Fazendo parte dessas atividades
no inicio do mês de setembro houve a entrega de certificados aos pais que se
destacam no acompanhamento dos filhos.
E nesta terça (19) houve mais uma
etapa do projeto com a participação de pais. Com a temática “A mesa das
relações saudáveis” com ênfase no tema “filhos que se reúnem diariamente ao
redor da mesa têm muito a ganhar em vínculo afetivo e desenvolvimento pessoal” Usando
como base o subsidio que foca a seguinte realidade: “A mesa da família está vazia” com
momento de reflexão: Qual mesa quero preparar?
O Objetivo é repassar às famílias
a importância de sentar-se á mesa atribuindo a ela um valor relacional, não
permitindo que a mesma perca espaço para os chamados fast-food, fruto do
imediatismo contemporâneo. A ideia de estar reunido ao redor da mesa em torno
da refeição é um elemento importante na agregação da família, como elemento de
integração imprescindível.