"Assentamento Novo Pindaré". 5 Anos produzindo Cidadania completa neste fim de semana mais um aniversário de luta e resistência com uma comemoração festiva!
Elismar tentando dialogar com PMs quando aconteceu a reintegração de posse em 2017 |
Resistência:
Mesmo após terem sido despejados, tendo grande prejuízo por conta da reintegração de posse, os trabalhadores rurais do assentamento resistiram e continuam na terra. A aproximadamente 20 km da sede do município, o assentamento produz hoje uma quantidade muito grande de alimentos oriundos da agricultura familiar.
Festa:
E para comemorar a data estão realizando uma grande programação cultural e de conscientização sobre a importância da luta pela terra para produzir. A programação inclui a produção de farinha ao vivo, shows, competições e muito mais. A programação começou a sexta feira e vai até o Domingo com várias atrações.
Os prejuízos não tiraram a vontade de continuar lutando pela posse da terra, inclusive com destruição de lavouras de arroz, milho, verduras e mandioca. A ação contou com mais de 100 policiais militares e a participação de Corpo de Bombeiros. A decisão judicial foi decretada ainda em dezembro de 2017, em que as famílias foram notificadas, mas só agora a ordem de reintegração foi executada.”A terra ocupa uma grande área totalmente improdutiva. Que só teve produtividade com a ocupação feita pelos trabalhadores rurais sem terra.