quinta-feira, 26 de março de 2015

19 ANOS SEM JOÃO SILVA



O jovem e promissor deputado João Silva
Neste dia 26 de Março  relembramos os 19 anos da morte do deputado estadual João Silva ocorrida em uma tragédia aérea, quando se deslocava a Imperatriz acompanhado dos deputados Waldir Filho e Jean Carvalho.

O bimotor Embraer 810, de prefixo PT-EPL, desapareceu durante uma tempestade quando fazia o trajeto São Luís/Imperatriz. Além do piloto Antônio Carlos Vasques, estavam a bordo os deputados estaduais Waldir Filho, Jean Carvalho e João Silva (todos do PFL).

A aeronave decolou em São Luís por volta das 15 horas do dia 25 de Março. A cidade de Imperatriz seria simbolicamente a sede do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa durante uma semana. Os deputados deveriam realizar quatro sessões plenárias na Câmara de Vereadores de Imperatriz. O então presidente da Assembleia, deputado Manoel Ribeiro, já estava no Plenário da Câmara de Imperatriz, quando foi avisado: “ O avião do Joãozinho não chegou”.

Foi uma tarde e noite triste, quando no dia 26, o professor Miranda ‘Gafanhoto’ quando chegou a confirmação da tragédia: o avião caiu no meio da mata, com os três jovens parlamentares. 
A imprensa nacional e de todo estado noticiou o fato.

Na época o então deputado Federal Roberto Rocha sobrevoou a área do acidente levando junto alguns repórteres que cobriram a tragédia. O então prefeito Manoel Filho Pesão disponibilizou toda estrutura para auxiliar nas buscas, bem como, após a confirmação decretou luto na cidade e igreja de João era membro se solidarizou com a familia e comunidade.

No Pindaré, onde os corpos chegaram primeiro via Rio Pindaré, houve o maior cortejo já visto na cidade. Pessoas choravam e se lamentavam pela perda do conterrâneo ilustre e querido que ascendia na política estadual, o ex-prefeito, o médico e amigo João Silva. Estudantes, igrejas, sociedade civil, classe política,   e populares lamentavam por tamanha tragédia. O então também deputado e conterrâneo Pedro Parurú, a governadora Roseana, dep. Luis Vila Nova consternados, estiveram no velório do colega no Centro de formação.

Na Assembleia Legislativa do Maranhão, o fato foi relembrado pelos parlamentares durante a sessão desta quarta – feira (25). O deputado Eduardo Braide (PMN) registrou na sessão desta quarta-feira (25) a passagem dos 19 anos do acidente que vitimou os deputados estaduais  Valdir Filho, representante da região de Lago da Pedra; Jean Carvalho, da região de Presidente Dutra e João Silva, da região do Pindaré.

“Eles merecem esse registro tendo em vista que foram três jovens que perderam suas vidas no exercício da atividade parlamentar, tentando representar bem o Estado do Maranhão”, acentuou.

  Com informações da Assembleia Legislativa
Ao Lado do amigo e  vereador Pedro Branco









REALIZADA A PESQUISA PARA CONSTRUÇÃO DO INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA DE PINDARÉ

  Este inventário sobre a oferta turística no município faz parte do Plano de Ação do Departamento Municipal de Turismo.   A Equipe/Grupo d...