segunda-feira, 4 de maio de 2015

EMPRESÁRIO ZÉ DO VALE MORRE EM SÃO LUIS

Faleceu no começo da noite de sábado em São Luís no Hospital UDI, aos 84 anos, o empresário José do Vale um dos mais importantes da região do Pindaré e do maranhão. José do Vale passou por uma cirurgia cardíaca na semana passada, mas a mesma provocou-lhe outros problemas de saúde que acabou por levá-lo a óbito por volta das 19 horas de ontem, sábado, dia 2 de maio. O corpo do empresário que por mais de cinco décadas viveu entre Pindaré e Santa Inês, foi velado na Pax União, e foi sepultado nesta manhã de domingo, por volta das 11 horas lá mesmo em São Luís onde morava ultimamente com e maioria de seus filhos e netos e a esposa Flor do Vale que fica viúva. 

       A notícia da morte do empresário pegou muita gente de surpresa em Santa Inês e Pindaré, vez que desde que ele desembarcou na região, foi um dos propulsores da economia em quase todos os seus segmentos. 
Ele chegou a Pindaré no ano de 1955, morou na casa que hoje abriga a sede do INCRA, já casado e com os primeiros filhos, para gerenciar uma usina de arroz, o município vivia o ciclo do arroz. Depois Zé do Vale, como ficou conhecido, montou seu próprio negócio no mesmo ramo, se instalando em Santa Inês no final da década de 80. Além das usinas de arroz, ele migrou para outras atividades comerciais e investiu na Construção Civil, construindo com o filho Natanael Vale o primeiro conjunto residencial de Santa Inês, localizado no centro da cidade. De Santa Inês, seus negócios através dos filhos, alcançaram São Luís e nas últimas décadas os Vale construíram grandes edifícios residenciais em São Luís, todos com nomes que levam o sobrenome da família, ganhando notoriedade na capital. Zé e Dona Flor moraram em Santa Inês até 2012, mas devido a problemas de saúde que o mesmo já enfrentava, muito embora mantinha-se de pé, e acompanhando os negócios da família, mudou-se para São Luís onde foi sepultado por volta das 11 horas da manhã no Parque da Saudade, nos Vinhais.

       José do Vale, além da viúva, deixa 9 filhos, entre eles o ex-vereador por Santa Inês Natanael Vale, hoje à frente dos negócios da família com Dona Flor, e a esposa do ex-prefeito de Santa Inês Alexandre Dames, Dona Assunção, e cerca de 23 netos. A família ainda mantém muitos negócios em Santa Inês e na região. Vários empresários da cidade, ao tomarem conhecimento da morte de Zé do Vale fizeram questão de lamentar o ocorrido, como foi o caso por exemplo, do empresário João Rolim, por telefone lá em Brasília onde se encontra, que lamenta muito a morte de Zé do Vale: “fomos grandes parceiros em vários negócios, e desde quando cheguei em Santa Inês em 1973, que acompanho a vida séria e honesta de Zé do Vale, um empresário que foi um dos primeiros a acreditar no potencial econômico de Pindaré e Santa Inês. Ele deixa um exemplo muito grande para quem sonha ser alguém na vida, e deixa uma lacuna enorme no meio empresarial de Santa Inês, da região e do Maranhão. "Quero aqui, em nome dos colegas empresários de Santa Inês e maranhenses,  transmitir à família de Zé do Vale, nossos pêsames e pedir  a Deus que conforte sua família”, ressaltou João Rolim".   
(Informações do Agora Santa Inês)

REALIZADA A PESQUISA PARA CONSTRUÇÃO DO INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA DE PINDARÉ

  Este inventário sobre a oferta turística no município faz parte do Plano de Ação do Departamento Municipal de Turismo.   A Equipe/Grupo d...