terça-feira, 26 de julho de 2022

REALIZADA A PESQUISA PARA CONSTRUÇÃO DO INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA DE PINDARÉ

  Este inventário sobre a oferta turística no município faz parte do Plano de Ação do Departamento Municipal de Turismo.

 

A Equipe/Grupo de Pesquisa Turismo Cidades e Patrimônio e Hotelaria da UFMA realizou nesta semana o levantamento em grande parte dos estabelecimentos comerciais, como, lojas, bares, lanchonetes e outros equipamentos para o inventário da oferta turística da cidade de Pindaré-Mirim.

Foram quatro dias de atividades com esse objetivo, entre eles, visita aos estabelecimentos e serviços para levantamento de demandas e prioridades, bem como, o mapeamento de todas os atrativos, seja, naturais, culturais, desportivos, de patrimônio, religiosos etc. histórico, meios de transportes, símbolos da cidade, meios de hospedagem e acesso.

Com o slogan “Turismo forte, cidade desenvolvida” o inventário contou com o trabalho de três estudantes de turismo e hotelaria, um monitor do Engenho Central coordenado pela professora Ângela Roberta Lucas Leite, o Diretor de turismo Cosme Sati e o assessor Arllan Santos.

Convidados  pelo Departamento de Turismo, na pessoa do grupo de pesquisa “Turismo, Cidades e Patrimônio” realizou o levantamento e confecção do inventário da oferta turística do referido município, que faz parte do polo turístico indutor Lagos e campos floridos, um dos dez polos turísticos do estado do Maranhão.
Reconhecida por sua tradição cultural e patrimonial com destaque para o centro cultural Engenho Central e seu povo hospitaleiro, a cidade com um grande potencial que precisa ser explorado para gerar emprego e renda, podendo ser até com o turismo de experiência.

Falando em experiência, a cidade pode ser visitada o ano inteiro, já que opções é o que não falta: balneários, casa de farinha, lagos, um cais com várias opções de lazer, centro cultural com eventos toda semana, um grande exuberante rio (rico em pescado e praias) artesanato, um calendário de festas, como o Bumba meu boi de sotaque próprio,festa do Padroeiro São Pedro, aniversário da cidade em Julho, cavalgada, carnaval de rua,  clubes e áreas de lazer com piscinas etc. Lugares que marcam na memória e que promovem registros inesquecíveis.

Convidamos você a conhecer cidade através do inventário da oferta turística, seus atrativos naturais, culturais, a infraestrutura e equipamentos e serviços turísticos, elementos estes que fazem jus ao que realmente Pindaré representa ao turismo do Maranhão.

Este inventário será apresentado a toda comunidade, a previsão é para setembro com um evento que poderá ser integrado com o início de alguma obra de melhoramento referente à oferta turística, como o Cais, a identificação de acesso aos atrativos, dentre outros.

Informações: Grupo de Pesquisa Turismo Cidades e Patrimônio e Hotelaria da UFMA

 Fotos: Detur






REALIZADA A PESQUISA PARA CONSTRUÇÃO DO INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA DE PINDARÉ

  Este inventário sobre a oferta turística no município faz parte do Plano de Ação do Departamento Municipal de Turismo.   A Equipe/Grupo d...