sábado, 22 de novembro de 2014

Flávio Dino no Roda Viva: Desafios midiáticos do governador ‘comunista’

Por Pâmela Araújo Pinto em 18/11/2014 na edição 825 do Observatório da Imprensa

Eleito com 63,52% dos votos válidos, o novo governador do Maranhão, Flávio Dino, terá um desafio diário nos próximos quatro anos de governo: os coronéis da mídia maranhense. Membro do Partido Comunista do Brasil, o ex-juiz e ex-deputado federal estará sob a mira constante de seus adversários, que dominam os principais veículos de comunicação do estado e controlam a visibilidade dos atores políticos para a grande maioria da população.
O analfabetismo de 18,55% dos maranhenses torna a TV e o rádio fontes privilegiadas de informações cotidianas. Quatro das cinco afiliadas das principais redes nacionais de televisão comercial pertencem a políticos e servem de palanque permanente aos seus donos. Os jornais são, em sua maior parte, centrados na capital e obedecem a uma dinâmica de apoio circunstancial, atrelada aos aportes financeiros concedidos por quem está no poder. A internet, grande parceira da campanha eleitoral de Dino, ainda é uma realidade restrita a pouco mais de dois milhões de maranhenses.
A partir DE 1º de janeiro, as ações de Dino serão “fiscalizadas” pelos afiliados locais das TVs Globo, SBT e Band. A Rede Globo tem como afiliada a TV Mirante, de propriedade da família Sarney, com cobertura de 216 cidades, das 217 que formam o estado. Os Sarney são donos de 37 veículos de radiodifusão (emissoras de TV e rádios), localizados nas principais cidades, e do jornal O Estado do Maranhão – diário de maior circulação no estado. No outro lado da ponte José Sarney, divisória entre a parte moderna e a parte antiga de São Luís, está localizada a afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), cujo proprietário é o senador Edison (“Edinho”) Lobão Filho (PMDB), o adversário de Dino nas eleições estaduais. O Sistema Difusora detém 84 outorgas de radiodifusão espalhadas nos mais profundos recantos maranhenses.
A TV Band é a rede de menor alcance, centrada em São Luís e em mais 15 municípios. Pertence ao deputado Manoel Ribeiro, aliado tradicional dos Sarney, sobretudo no período em que presidiu a Assembleia Legislativa, de 1993 a 2003 – nas duas primeiras gestões de Roseana Sarney como governadora. No entanto, Dino terá a cobertura positiva da Rede Record, que tem como afiliada a TV Cidade, da família do senador eleito Roberto Rocha (PSB), presente em 34 municípios.
Iniciativas de transparência
O governador “comunista”, alcunha atribuída pelo marketing da campanha de Edinho Lobão e reverberada como estratégia de ataque por diversos veículos aliados aos Sarney, será o primeiro governador do PCdoB eleito no país. Carregará consigo responsabilidades inerentes a causas sociais, econômicas e políticas a serem empregadas na transformação da realidade de um dos mais pobres estados da nação.
A estratégia de interiorização presente no período eleitoral, com as visitas ao interior durante os chamados “Diálogos pelo Maranhão”, aponta um caminho de regionalização da saúde, da educação e de valorização das diferentes paisagens que formam o Maranhão.

Flávio Dino terá quatro anos para apagar as marcas visíveis do atraso de uma oligarquia que durou cinco décadas no poder graças a articulação nacional do seu principal líder, o senador pelo Amapá José Sarney. Nestes cinquenta anos de política, Sarney investiu em um complexo sistema de mídia, o Sistema Mirante, para a promoção pública dos seus herdeirose do seu grupo nos pleitos eleitorais. Os sucessivos mandatos dessa família e dos seus aliados apontam para a importância das mídias no jogo político e para consolidação da opinião pública. Dino terá como aliadas as iniciativas de transparência durante sua gestão para reafirmar seu compromisso com o povo e refutar os possíveis (constantes) ataques dos coronéis da mídia maranhense.
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Pâmela Araújo Pinto é jornalista e doutoranda em Comunicação

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