segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

POLITICOS E POPULAÇÃO LAMENTAM MORTE DE JOÃO CASTELO

Políticos de Pindaré e região lamentam a morte do ex-governador do Maranhão João Castelo. 

Castelo tinha grande penetração política aqui na região do vale do Pindaré,onde tinha relações pessoais de amizade.
Como político tinha grande presença em Pindaré, com obras importantes construídas quando foi governador, como deputado por vários mandatos também deixou sua marca. 

Castelo gozava de grande amizade da família Pesão. Ele era compadre, amigo e aliado do ex- prefeito Manoel Pesão, de quem sempre recebia apoio em eleições e, continuou com Manoel Pesão Filho e Henrique Salgado.
Vários políticos lembraram da grande contribuição que Castelo teve para o desenvolvimento do Maranhão, Manoel Pesão Filho, Henrique Salgado. o Prefeito Walber, ex-prefeito Parurú e o Dr. Alexandre Colares e muitos outros, lembraram da trajetória grandiosa e lamentaram sua morte. "É uma grande perda para a politica do Maranhão. Como pessoa quem conviveu com ele, sabe da grande pessoa que ele era"(Todos)
Adicionar legenda
Natural de Caxias (MA), João Castelo, ex-governador e ocupando o quinto mandato na Câmara Federal, faleceu neste domingo (11), aos 79 anos, no Hospital Sírio Libanês em São Paulo às 09:15 (horário de São Luís). Castelo estava internado há 30 dias em recuperação de uma cirurgia no coração. Foi realizado procedimento de implantação de três pontes de safena no ex-prefeito de São Luís e nas últimas semanas estava na UTI.

A trajetória de João Castelo


João Castelo (PSDB) iniciou a carreira política em meados da década de 1970, alinhando-se na Arena, partido que apoiava a Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Em 1978 com o apadrinhamento de José Sarney foi escolhido pelos militares para o cargo de governador do Maranhão (1979 a 1982).

Eleição de 82
Em 1982, concorreu a uma vaga no senado obtendo a eleição. Em 1985, após romper com o grupo Sarney lançou a esposa, Gardênia Gonçalves na disputa pela prefeitura de São Luís, atuando de forma solitária e decisiva para a vitória contra Jaime Santana, nome apoiado por Sarney. Em 1990 Castelo disputou o governo do Estado, vencendo no primeiro turno, mas derrotado no segundo turno por Edson Lobão, candidato do grupo Sarney.

Em 2008, quando venceu Flávio Dino, atual governador do estado na disputa pela capital maranhense. Entretanto não conseguiu se reeleger em 2012, sendo derrotado por Edivaldo Holanda Junior, atual prefeito de São Luís. Em 2014 concorreu a mais um mandato de deputado federal apoiando o ex-adversário, Flávio Dino na disputa pelo governo do Estado. Dino e Castelo foram eleitos.

A Vaga de Castelo

Com a morte do deputado federal João Castelo (PSDB), neste domingo (11), a suplente Luana Alves (PSB) ocupará o lugar dele na Câmara dos Deputados. O PSDB perdeu o único representante maranhense na Casa. Luana, primeira suplente da coligação de Castelo em 2014, é esposa do prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB). Nas eleições, a socialista conquistou 51.418 votos, pouco menos que Castelo, que obteve 52.783.




O Estádio Castelo é uma das maiores obras construídas por Castelo.
Foi durante seu governo no estado que a ponte Bandeira Tribuzzi, o Estádio Castelão (nome alusivo ao próprio governador) e a Italuís foram construídos, assim como Conjunto Maiobão, Cohatrac e Cidade Operária. O Hospital do IPEM (Dr. Carlos Macieira) foi outra obra de sua gestão como governador. Ele foi presidente também do Banco da Amazônia (BASA) em 1970.

Luto oficial
Ao saber da morte de João Castelo, o governador Flávio Dino (PC do B) manifestou-se por meio das redes sociais através do twitter.
“Lamento o falecimento do ex-governador do Maranhão João Castelo, atualmente deputado federal. Decreto luto oficial por 3 dias”, decretou o governador.

 O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) também decretou luto oficial de três dias no município em sinal de respeitoso pesar pelo falecimento de João Castelo. “Em nome de toda a equipe da Prefeitura e de todos os ludovicenses, manifesto o sentimento de solidariedade à familiares, amigos e correligionários políticos. Que Deus conforte o coração de todos neste momento de dor.”









O corpo do Deputado está sendo velado na Assembleia legislativa e sepultado na tarde de hoje.


REALIZADA A PESQUISA PARA CONSTRUÇÃO DO INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA DE PINDARÉ

  Este inventário sobre a oferta turística no município faz parte do Plano de Ação do Departamento Municipal de Turismo.   A Equipe/Grupo d...