sexta-feira, 27 de julho de 2018

CHEGOU O GRANDE DIA ENGENHO CENTRAL!


28 de Julho de 2018, um dia muito importante de todos os pindareense! Dia esperado a 30 anos. Foi um longo caminho. Viva o Engenho Central de Pindaré!
Foto: Filhos de Pindaré
 
“Um sonho que se sonha só, é só um sonho, sonho que se sonha junto é realidade” como já dizia o poeta. Esta frase realça muito bem, a grande perpectiva com relação à tão esperada inauguração, após mais de 30 anos do Engenho Central de São Pedro em nossa querida Pindaré. A cidade não podia ganhar presente maior e melhor nessa data especial do seu aniversário de 95 anos, que já prepara a grande festa dos 100 anos em 2022!

O maior prédio do vale do Pindaré, com arquitetura totalmente inglesa construído no século XIX, para abrigar a fabrica de açúcar da região do vale do Pindaré. Chega a mais um capítulo da sua histórica jornada. Uma jornada que vai desde a sua instalação, passando por décadas de abandono, até finalmente este momento em que se concretiza a sua restauração e implantação de tão importante projeto social e cultural. Restauração marcada por obstáculos desde o financeiro, até o politico, que careceu  de readequações de projeto, uma vez que após ter sido destinado o recurso para tão importante obra, ou seja, o valor de 6 milhões de reais para a restauração e adequações faltava o restante para mobiliário e manutenção do mesmo, objeto que foi assumido pelo governo do Estado do Maranhão.

No inicio do mês de junho aconteceu uma inauguração simbólica, realizada pelo governador Flávio Dino, responsável por investimentos na ordem de 4 milhões de reais.  O Iphan só entregaria a obra oficialmente no dia 28 de julho, oportuna pela comemoração do aniversário da cidade. “Mas junto à restauração do Engenho veio um arsenal de elementos que embelezou o aspecto urbanístico no seu entorno, tornando a cidade privilegiada com um dos maiores complexos de praças da região, belas e aconchegante, o que enriquece as opções turísticas na cidades, que figura como  grande cartão postal. À noite poder desfrutar de belas paisagens é um bom programa”.
 
A frase acima tem como objetivo ressaltar a preocupação e trabalho de tantas pessoas que se dedicaram à luta pela restauração do prédio imponente e belo da fabrica velha de açúcar, desde os anos 80 quando jovens estudantes despertaram para a importante e utilidade cultural e turística que o engenho podia ter na vida da cidade, que já conta com um belo e importante rio e que poderia focar sua vocação para o turismo, lazer e as artes, até culminar com a eleição de um jovem idealista como prefeito, o médico João Silva, que iniciou um projeto para essa realidade, buscando várias alternativa nos órgãos competentes. Depois as campanhas nos anos 90, 2000 e as de atualmente, que juntou a todos!
"Lembro do dia em que recebemos a noticia da chegada das carretas com os contêineres para o inicio da obra, antes disso foi um longo caminho, não segurei as lágrimas"

É inevitável fazer uma ligação entre Engenho e cultura, folclore, lendas, musica arte e religiosidade popular. Por isso o cerimonial está preparando uma grande participação de todas as manifestações do nosso folclore popular. Além de shows e culturais.

Viva o engenho central, viva nosso povo, viva o Pindaré!
(Contem trechos do livro "A Saga do Engenho")

REALIZADA A PESQUISA PARA CONSTRUÇÃO DO INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA DE PINDARÉ

  Este inventário sobre a oferta turística no município faz parte do Plano de Ação do Departamento Municipal de Turismo.   A Equipe/Grupo d...