segunda-feira, 30 de julho de 2018

DIA HISTÓRICO!... Fogos, tambores e vivas marcaram a tão sonhada inauguração!

Inauguração do Engenho Central de Pindaré foi realizada em meio a uma grande expectativa como centro cultural e  também Unidade Vocacional do IEMA.


  
A Unidade Vocacional do Instituto de Educação , Ciência e Tecnologia do Maranhão-Iema já está pronta para funcionar.

 Os moradores da cidade e vizinhos de cidades da região, bem como da capital, entre outras, viveram um momento marcante  da história do município que fez 95 de emancipação.
 
O Engenho Central de São Pedro cumpriu uma saga que durou mais de 30 anos, desde que o Iphan iniciou uma pesquisa sobre o ciclo açucareiro do Brasil e inúmeras campanhas com o fim de recuperar e torná-lo um centro de desenvolvimento de arte e cultura.
 
Carlito gestor do IEMA
Na noite deste sábado finalmente a presidente nacional do Iphan Kátia Bogéia entregou oficialmente ao estado,  através do gestor local do Iema Professor Carlos Alberto, que abrigará uma unidade Vocacional do IEma no prédio, o que vai permitir o funcionamento e manutenção do prédio. O município que tem a função de cuidar da conservação do seu entorno que é o grande presenteado na ocasião do seu aniversário.
Participaram da solenidade, além dos mestre da cultura, turma de bumba meu boi, tambor de crioula e mina, entre outras manifestações da folclóricas, os vereadores e secretários municipais, Superintendente do Iphan no Maranhão Mauricio Itapary, representante da Sec. de cultura do estado... Prefeito municipal Henrique Salgado, ex- prefeitos, Manoel Filho Pezão e Pedro Parurú, ex-prefeito de Santa Inês Fraklin Seba, o gestor do IEMA de Pindaré Carlos Alberto Colares(Carlito) Seu Euzamar Medeiros, Professora Joana Fernandes, professores, membros de grupos de luta pela recuperação do Engenho.

Antes da inauguração, houve a solenidade de entrega do titulo de cidadã pindareense à Drª Kátia Bogéia na câmara Municipal. Com a presença dos vereadores que aprovaram a indicação por unanimidade, com calorosos aplausos as autoridades presentes proferiram seus discursos diante de uma plateia emocionada.
Um cortejo com as principais peças da cultura popular chegou momentos depois da descerrarão da faixa e placa inaugural levando as pessoas à demonstrarem grande emoção.


A gincana em comemoração aos 95 anos da cidade de Pindaré foi realizada já no interior do Engenho.


A beleza arquitetônica recuperada do Engenho chama a atenção dos visitantes de outras cidade, especialmente a mais próxima, Santa Inês, que todos os dias vem às novas praças no seu entorno, mas outras dependências do engenho também são admiradas por todos, como o túnel, auditório entre outras.


Milhares de fotos já foram feitas  desde a inauguração simbólica realizada pelo governador Flávio Dino.

O gestor do IEMA de Pindaré Carlos Alberto Colares(Carlito) recebeu a incumbência de dar funcionalidade à Unidade Vocacional que estar instalado em 4 salas do prédio, que já deverá funcionar a partir desta semana.
 

 

REALIZADA A PESQUISA PARA CONSTRUÇÃO DO INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA DE PINDARÉ

  Este inventário sobre a oferta turística no município faz parte do Plano de Ação do Departamento Municipal de Turismo.   A Equipe/Grupo d...