terça-feira, 11 de novembro de 2014

VI FÓRUM DA NEGRITUDE


O Núcleo do Movimento Negro e Promoção da Igualdade Racial do Vale do Pindaré realizará mais uma vez o fórum da negritude, será  6ª edição do evento. Com a participação da várias entidades e associações identificadas com a temática da negritude do vale, como as de Pindaré-Mirim, Monção, Zé Doca e outras cidades do Estado e do Nordeste.  
Este ano o Fórum terá como tema: “Promova a Igualdade Racial-Centenário de nascimento de Carolina Maria de Jesus” de Pindaré, presença já confirmadas do sr. Euzamar Medeiros e prof. Cosme Sat. Neste mês da Consciência Negra acontecerão várias atividades, entre elas, o Fórum da Negritude que abre o mês, o evento do grupo Atual de capoeira no dia 20, a apresentação da pesquisa sobre a negritude no final do mês realizado pelo MOVINPIR-PINDARÉ


Começa nesta terça-feira dia 11 o VI Fórum Sobre a Negritude às 19 h no Centro de Ensino Padre Chagas- As inscrições poderão ser feitas na abertura do evento. Certificado de 40 h expedido pelo Polo Universidade Aberta do Brasil-UAB de Santa Inês.
“Mais uma presença confirmada na mesa de debates sobre Mídia e Companheiros(as) da causa educacional e acima de tudo étnico-racial, por favor, vamos divulgar, mobilizar e consequentemente proporcionar mais cidadania para toda a sociedade” Afirma o coordenador do Fórum Davi Moraes .
PROGRAMAÇÃO DO VI FÓRUM SOBRE A NEGRITUDE ( 11 A 13|11|2014)
TERÇA-FEIRA ( 11|11 ) – 17 h às 19 h –credenciamento e das 19 h às 22 h abertura do evento.
19 h- Abertura do evento no pátio do Centro de Ensino Padre Chagas com hinos e participação do Coral Padre Chagas.
19:30 h às 20:30 h – Considerações iniciais dos (as) convidados(as) para a mesa de abertura do evento: . Debatedores: Marcos Vinícius Ferreira ( Nego Vina- Comunidade Quilombola Salinas-PI ) e Paulo Roberto Dumas ( Coordenador Executivo do Fórum Intergovernamental de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – FIPIR-MA) ; membros da Comissão Provisória do FEDERMA ( Fórum Permanente de Educação para a Diversidade Étnico-Racial do Maranhão Regional de Santa Inês-MA ) e demais convidados (as) . trabalhos.
• A Valorização étnico-racial na escola e sua importância na Educação em Direitos Humanos . Palestrantes: Adriana Lopes de Oliveira | Errico Ezequiel Finizola Caetano |Rejanne Lima Serejo Gentil | Pós-graduados em Educação em Direitos Humanos UFMA.
• A Lei 10.639|2003 no contexto escolar : uma ferramenta de valorização cultural. Palestrante: Klenilton de Jesus Mendes ( Graduado em Letras CESSIN-UEMA com trabalho de TCC na temática étnico-racial ).
19 h – Momento artístico com Jorge Miranda. Performance de Nego Vina.
19:30 h às 20:30 h – Mesa de debates: Racismo na Mídia.Debatedores: Adilson Nunes e Tom Oliveira | jornalistas . Marcos Vinícius Ferreira ( Nego Vina- Comunidade Quilombola Salinas-PI ) e Paulo Roberto Dumas ( Coordenador Executivo do Fórum Intergovernamental de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – FIPIR-MA) e convidados (as) .
20: 30 h – Mesa de debates : Uma visão panorâmica sobre a Política de Promoção da Igualdade Racial : avanços e desafios. . Debatedores: Marcos Vinícius Ferreira ( Nego Vina- Comunidade Quilombola Salinas-PI ) e Paulo Roberto Dumas ( Coordenador Executivo do Fórum Intergovernamental de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – FIPIR-MA) e convidados (as) .
22 h – Encerramento do evento.
Racismo - o jornalista Mário Negramaro do CCN de Imperatriz-MA.

REALIZADA A PESQUISA PARA CONSTRUÇÃO DO INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA DE PINDARÉ

  Este inventário sobre a oferta turística no município faz parte do Plano de Ação do Departamento Municipal de Turismo.   A Equipe/Grupo d...