quarta-feira, 15 de abril de 2015

REALIZADO O FÓRUM TERRITORIAL DE CULTURA


Hoje 15 de abril  aconteceu no Auditório da Prefeitura Municipal de Santa Inês o primeiro Fórum Territorial de Cultura do governo Flávio Dino. Foi um importante momento para a cultura da região, foram discutidas as políticas publicas capazes de gerar trabalho e renda para os produtores culturais do nosso estado.

As discussões acontecem em consonância com as políticas nacionais de cultura que estão sendo desenvolvidas pelo Ministério da Cultura, com vistas a fortalecer o processo de municipalização da cultura, a Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão, o Conselho Estadual de Cultura realizaram uma grande mesa de debates com quase todos os municípios da região do vale do Pindaré. Secretários de cultura, mestres de cultura popular, agentes culturais para definiram o novo fazer cultural de nosso povo. 

No Painel Sistema Estadual e Municipais de cultura, a secretária Ester Marques, afirmou que o Maranhão está vivendo um novo momento, em que a cultura entrou na agenda governamental de políticas estruturantes. Primando pela transparência nas relações e, para que aconteça a urgente descentralização das ações, que é o grande gargalo do fazer cultural do Estado, voltando o olhar para as políticas culturais do interior do estado, com investimentos divididos de forma igualitária, sem apadrinhamento, onde todos os municípios, não só a capital, tenha recursos. Que tenha o desenvolvimento da cultura como questão principal, nas dimensões social, econômica, de cidadania e simbólica. Segundo ela, já está em andamento o plano por exemplo, dos "Arraiais nas regiões" principalmente para salvaguardar permanentemente as expressões folclóricas e culturais das cidades, com especial atenção para o bumba meu boi. Contribuir para a criação dos sistemas municipais de cultura, com canalização de recursos através de captação por empresas interessadas e dos órgãos do Estado. Ainda houve painéis sobre o Papel do Conselheiro e Política de Gestão na Cultura que debateu o principio da economia criativa da Dimensão econômica da cultura, amplamente discutida e esplanada pela secretária Ester Marques e ratificada pelo secretário adjunto Altemar Lima.

Pindaré foi representado por vários membros e fazedores de cultura, a saber: O secretário Riba(Chumbada), Profª Joana Fernandes, Walmir Trindade, Gêba(PPIR), Kátia, Nilton Castro, Ribamar, João Cruz, Euzamar Medeiros e Cosme Sat.
O Secretário Adjunto de Cultura de Santa Inês, representou o prefeito Ribamar Alves.Paulo Rodrigues afirmou: "O Fórum Territorial de Cultura é um espaço legítimo para a construção desse processo democrático, bem como uma ação de fortalecimento da nossa arte”. E com certeza, aumentará nossa vontade de fazer mais pela cultura do Vale do Pindaré”.

REALIZADA A PESQUISA PARA CONSTRUÇÃO DO INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA DE PINDARÉ

  Este inventário sobre a oferta turística no município faz parte do Plano de Ação do Departamento Municipal de Turismo.   A Equipe/Grupo d...