quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Atual conjuntura política de Pindaré: “O povo quer liberdade e paz. Pindaré precisa preservar sua linda história e viver um novo tempo, resgatando seus valores”

 Atual conjuntura política de Pindaré

Primeira Parte

Por Cosme Sat

O objetivo desse artigo é analisar a atual conjuntura político-eleitoral de Pindaré, objeto de nossas observações. Neste texto minha visão sobre as duas candidaturas.

Começamos a viver os grandes e importantes embates político eleitoral. Em Pindaré dois projetos estão sendo postos, com seus respectivos postulantes ao cargo mais importante da gestão pública que é de prefeito e mais quase 85 candidatos a vereador.

O panorama que observamos é que há dois projetos políticos em disputa, de um lado, o projeto da vice-prefeita Anne Cleide- PL da família Carcará com o apoio do Deputado Josimar de Maranhãozinho. Do outro lado, o Dr. Alexandre Colares- Republicanos, que conta com um grupo bastante robusto por conta da adesão de vereadores que deixaram o grupo da vice-prefeita e do prefeito Henrique Salgado, hoje fora da disputa eleitoral. 

A vice-prefeita conta com um grupo de aproximadamente 20 candidatos a vereador, de parte do Partido Cidadania e do seu partido, o PL, já o Dr. Alexandre tem um plantel de 65 candidatos de 4 partidos entre os quais, PT, PSDB, Cidadania e PSB.

A empresária Anne Cleide, que é vice-prefeita eleita com Henrique Salgado em 2016, rompeu e depois voltou a se aliar, tendo como acordo o apoio à sua candidatura, que após alguns meses rompeu novamente. Com o mote, o “Pindaré terá uma nova história” ela tenta usar o grupo filhos de Pindaré na sua campanha. Que deve ser rechaçado, temos uma história política, cultural e econômica, o que precisamos é de uma gestão que resgate seus valores!

Valores estes que são esquecidos quando a candidata arrota poder financeiro, cooptando aliados através do dinheiro, dela e do milionário deputado Josimar, sabendo que estão muito atrás, dizem é esse dinheiro que vai ganhar as eleições, para amedrontar quem vota diferente. Quem vai pagar a conta do Josimar? Quer ser prefeita por amor?

O argumento de que ela é daqui cai por terra quando, observamos que há uma inversão de valores. Ela deixou Pindaré e foi muito cedo morar em Santa Inês, e o Dr. Alexandre escolheu há alguns anos morar em Pindaré...

O doutor Alexandre que disputa pela terceira vez a prefeitura, realizou um importante trabalho na saúde desde que iniciou sua trajetória na política, sem jamais deixar de dar assistência ao seu grupo que só vem crescendo.

Numa situação confortável o Dr. começa a ser vitima de ataque e calunias por parte dos adversários, hoje além da vice-prefeita, que rompeu e depois voltou a se aliar após ter criticado severamente o prefeito Henrique Salgado, o ex-prefeito Parurú, sua esposa vereadora Judite, que até pouco tempo eram aliados do doutor o ex-vice prefeito Aldemir Lopes, que é secretário municipal e um dos principais aliados de Salgado, a quem foi entregue a cidade durante as várias vezes que o mesmo esteve ausente, são os mais ásperos nas criticas, em suas visitas e principalmente nos palanques.

Numa tentativa de desqualificar o projeto independente de Alexandre, eles tentam ligar o nome do médico ao do atual prefeito Henrique Salgado que não vive um bom momento política, aliás, o pior da sua carreira, objetivo que não surtiu efeito, pela falta de veracidade.  A população não absorve a vã tentativa e comenta: “O mesmo não serve mais para os interesses desses que tentam atrelá-lo ao doutor, uma vez que não será mais candidato, e consequentemente, não lhe beneficiará mais, como fez por muitos anos”. Suas criticam não encontram eco, não procedem, uma vez que o prefeito não apresentou nenhum candidato.   

Com a iminente chance de vitória de Colares, estão partindo para ataques, calúnia, difamação, como diz o ditado: “Se meu adversário não tem defeito, eu invento...” Sem falar que inventam calunia a toda reunião/comício que fazem, mas se ofendem com as verdades sobre eles.

Mas a população está de olho, não aceita que, como outras cidades da BR, aqui possa  aparecer alguém que posse a mandar e desmandar na administração do município, trazendo uma nova história de subserviência e abandono.

Com o mote, “O povo quer liberdade e paz. Pindaré precisa preservar sua linda história e viver um novo tempo”  o doutor segue sua caminhada com “a força que vem do povo!”

 

 

 

REALIZADA A PESQUISA PARA CONSTRUÇÃO DO INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA DE PINDARÉ

  Este inventário sobre a oferta turística no município faz parte do Plano de Ação do Departamento Municipal de Turismo.   A Equipe/Grupo d...