segunda-feira, 28 de setembro de 2020

BASTIDORES DA POLITICA: VALE DO PINDARÉ

 

CARTAS NA MESA: SETE NOMES NA DISPUTA PELA PREFEITURA DE SANTA INÊS EM 2020

ELEIÇÕES 2020 – Muito provavelmente este ano de 2020, será a primeira vez que o município de Santa Inês vai para uma eleição com 7 pretendentes a uma única vaga; a de prefeito. Isso se todos os 7 conseguirem registrar suas candidaturas depois que seus nomes foram homologados em convenções partidárias,  que se encerraram no último dia 16. Eles tem até o dia 26 deste mês, próximo sábado, para atender os requisitos exigidos pela Justiça Eleitoral para o devido registro das ditas candidaturas. No dia seguinte, 27, já estarão autorizados a fazerem propagandas, inclusive na Internet, jornais, etc. Já no Rádio e na TV, só mais adiante, no dia 10 de outubro.

QUEM SÃO ELES

Todos são conhecidos da população de Santa Inês, uns mais, outros menos, mas de alguma forma já conseguiram visibilidade ao menos na cidade sede do município. Dos 7 candidatos (um número estranho) pelo menos dois deles já foram prefeitos de Santa Inês, no caso os tidos como arqui-inimigos políticos (se é que existe isso em política) Valdevino Cabral Filho e Ribamar Alves, Cabral que vem pelo PL tendo como maior aliado o deputado federal Josimar de Maranhãozinho, foi prefeito de Santa Inês por três mandatos, de 1989 a 1992 e de 1997 a 2004. Depois tentou se eleger deputado estadual em 2006, mas não logrou êxito, e este ano iria completar 14 anos sem se candidatar a qualquer cargo político. Já Ribamar Alves, que foi deputado federal por quase três mandatos, fez também algumas tentativas para alcançar o cargo de prefeito, só conseguindo isso na terceira ou quarta vez, em 2012 (sempre pelo PSB) quando houve um racha entre os grupos Bringel  (que apoiava o candidato Nono Ferreira) e Cabral que colocou debaixo dos braços o então candidato a prefeito Sirino Rodrigues, foi aí  que Ribamar se deu bem e venceu o pleito sem muito esforço. Já na sua tentativa de reeleição em 2016, levou uma surra de votos cujo placar foi vergonhoso, coisa de 7 mil votos dele contra 32 mil de Vianey Bringel. Ribamar vem agora pelo MDB de Roseana Sarney.

OS OUTROS

Dos 5 pré-candidatos que completa a série de 7, ao menos três deles já conhecem um pouco ou muito de política. É o caso da vereadora Creusa Brito (no PSL desde 2012) que já foi candidata a vice, é vereadora de três mandatos, e tem no sangue o DNA da política, uma vez que seu marido também já foi vereador por alguns mandatos em Santa Inês. Lindemberg Braga, é outro pré-candidato que também já trilhou os caminhos da política; foi candidato a deputado e até ensaiou ser candidato a prefeito em 2016. Lindemberg vem trabalhando o seu nome desde a desistência daquele ano, e vem para a disputa pelo PSD, apoiado pelo deputado federal Edilásio Júnior. O terceiro nome desses três a constar desse parágrafo, é o do deputado estadual Felipe dos Pneus, eleito em 2018 pendurado no último lugar dentre os 42 deputados estaduais que compõe o Legislativo Estadual. Tem portanto, menos de dois anos de mandato de deputado, mas já teria adquirido uma certa “noção” de como a política deve ser tratada. Político de primeiro mandato, já teria criado alguns embaraços no meio politico local, conseguindo validar sua candidatura a prefeito pelo  Republicanos, tendo como apoiador entre outros, o deputado federal André Fufuca.

DOIS ESTREANTES   

Dos 7 candidatos (ou pré) a prefeito de Santa Inês, dois são praticamente estreantes, mas disputam de igual para igual com os demais 5 adversários. Padre Nelcino vem com o guarda-chuvas do senador Roberto Rocha, um dos senadores maranhenses mais atuantes dos últimos tempos, que tem percorrido o Maranhão de ponta a ponta levando obras. Padre Nelcino, apesar de ser estreante, tem um jeito diferenciado de fazer política e o fato de ter sido pároco da Igreja de Santo Antonio em Santa Inês por cerca de oito anos, lhe deu uma visibilidade muito grande. Ele também é o presidente local do PSDB. E por fim, tem Joe Rodrigues, um policial militar muito respeitado pela forma humilde com a qual trata as pessoas, por ser também um comunicador nato, com passagens pela TV, e com envolvimento em filantropia. Joe Rodrigues seria o vice de Lindenberg, porém no apagar das luzes, resolveu partir para candidatura própria. Se todos os sete listados aqui conseguirem chegar até o fim da campanha sem desistirem ou se aliarem a outros candidatos, esta eleição de 2020 tem tudo para ser complicada, ou quem sabe, fácil para alguns nomes. Ocorre que só um chegará ao Palácio Biné Sabbak. Apostem suas fichas!  (Da Editoria de Política do AGORA).

CINCO CANDIDATOS DISPUTAM A PREFEITURA DE BOM JARDIM EM 2020

O eleitorado bonjardinense já tem a confirmação de quais serão os nomes na disputa para o cargo de prefeito municipal do mandato 2021/2024. São cinco candidatos na disputa:

Dr. Francisco Araujo (PSC), Cristiane Varão (PL), Alcionildo Mato (PDT), Sandra do Salomão (PT) e José Lopes (PSDB)

A partir de segunda-feira (28), com os devidos registros eleitorais finalizados, os candidatos deverão ir às ruas com o material de campanha para conquistar a simpatia e a preferência  dos  mais de 29 mil eleitores aptos a votar neste pleito.

Segue um pequeno resumo da trajetória de cada um dos candidatos:

DR FRANCISCO ARAUJO – Vai para reeleição, essa é sua 3º disputa ao cargo de prefeito do município, foi derrotado em 2012 pela ex-prefeita Lidiane Leite e venceu as eleições em 2016 com uma votação histórica. Médico formado pela Universidade Federal do Maranhão é o atual prefeito de Bom Jardim. Sua vice é Rosangela de Araújo, esposa do ex-prefeito Dr. Roque Portela. Dr. Francisco tem o apoio do seu tio, o médico e ex-prefeito Dr. Roque Portela, também a nível de estado tem apoio do Vice-Governador Carlos Brandão e do Deputado Federal Aluisio Mendes.

(Com informações
Jornal Agora Santa Inês)

 

REALIZADA A PESQUISA PARA CONSTRUÇÃO DO INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA DE PINDARÉ

  Este inventário sobre a oferta turística no município faz parte do Plano de Ação do Departamento Municipal de Turismo.   A Equipe/Grupo d...